top of page

Dicas para proteger seu Pet dos fogos no fim de ano.

Atualizado: 6 de set. de 2023

Atualmente, é comum usarem fogos de artifício para comemoração de datas festivas, principalmente natal e ano novo. Os fogos são a atração principal das festas de fim de ano, iluminando o céu com muitas cores e formas diferentes. Todavia, apesar de lindos, os fogos de artifício podem ser extremamente maléficos para saúde do seu animalzinho.

Cachorro debaixo do tapete assutado com os fogos de fim de ano

Os animais possuem uma audição muito mais sensível que a humana, podendo captar até 10x mais ondas sonoras. Por este motivo, o som das bombinhas e fogos de artifício que comemoram a chegada do ano novo podem tornar-se ensurdecedor para os pets. Os fortes estrondos dos fogos podem causar diversas reações, desde as mais leves como salivação e tremores, até convulsões e óbito. Outro problema comum que acontece nessas ocasiões é o animal se sentir tão amedrontado que tenta “fugir” dos fogos e acaba colidindo com vidros e paredes, causando sérias lesões.


A seguir, daremos algumas dicas para driblar o medo e proteger seu Pet dos fogos no fim de ano criando.

  • Criar um ambiente seguro: o ideal é fazer de um cômodo pequeno da casa, como banheiros, closets e quartinhos, um porto seguro para o seu pet. Você pode colocar cobertores e roupas próprias que tenham o cheiro dos tutores, além dos petiscos e brinquedos que ele mais gosta. Assim, seu cão ou gato se sentirá mais confortável num ambiente com cheiros e formas conhecidos.

  • Não deixe o pet sozinho: o animal vê seu tutor como um mentor e um porto seguro. Sendo assim, estar ao lado dele nesse momento de tensão é essencial para mostrar ao seu animal que ele está seguro e mesmo com o som alto, não há nenhum perigo evidente.

  • Use protetores auriculares: se achar necessário, é possível adquirir protetores auriculares para abafar o som, protegendo o seu animal. Também podem ser usadas pequenas bolas de algodão. É importante lembrar que tanto o protetor auricular quanto o algodão devem ser retirados após a queima de fogos e descartados no lixo.


Existem também alguns medicamentos que podem ser usados para tranquilizar o animal, desde calmantes fitoterápicos e florais, até fortes tranquilizantes que atuam no sistema nervoso central. Todavia, não recomendamos o uso de tais medicamentos sem o acompanhamento prévio por um médico veterinário. Qualquer medicamento pode causar reações alérgicas e outros efeitos colaterais indesejados, por isso o ideal é não medicar o seu animal sem recomendação médica.


Sabendo disso tudo, é hora de preparar a sua casa e sua família para as festas e proteger seu Pet dos fogos no fim de ano. Siga nossas dicas, sempre oferecendo muito amor e carinho ao seu pet e terá um ótimo réveillon com a sua família, amigos e é claro, animais!


17 visualizações

Comentários


bottom of page