top of page

Evolução dos diagnósticos veterinários.

Atualizado: 14 de set. de 2023

Os diagnósticos veterinários nos últimos anos.

Os animais sempre estiveram próximos dos humanos. Há registro de interações entre os primeiros seres humanos e os animais, presentes na era paleolítica.

Conforme os milhares de anos, a evolução dos espécimes, proposta por Darwin mostra o quanto os mais variados animais estiveram em contato com variadas civilizações.


Desenho esculpido na pedra da raçaTesem, tal como era representado pelos antigos egípcios.

Um Tesem, tal como era representado pelos antigos egípcios. Flickr - schmuela - IMG 6415.jpg


Os primeiros registros datados de veterinários vieram com uma das civilizações mais antigas que se tem conhecimento: os sumérios, também conhecidos por desenvolverem a caligrafia. E no decorrer dos séculos, junto com a criação da civilização moderna, os animais estão presentes. Na história dos últimos 100 anos, há muitos nomes, especialmente de cães, que se destacam como: Balto, que por sua astúcia, salvou inúmeras vidas e Togo, o líder da Corrida do Soro, na grande nevasca de 1925. Ou Hachiko, por sua lealdade ao seu dono!



Veterinária e seus diagnósticos

Por mais que pareça algo recente, você sabia que a medicina veterinária começou a formar profissionais, na metade do século XVIII? Isso mesmo, o colégio pioneiro, voltado para os cuidados dos animais, surgiu em Lyon, na França!

Escola de veterinária em Lyon


Primeira instituição de ensino da Veterinária no Instituto de Veterinária do Butantan


Já no Brasil, no ano de 1913, surgiu o hospital veterinário, mas somente dois anos após a inauguração, Dionysio Meilli formou-se o primeiro veterinário do país!

Os animais sempre fizeram parte de nossa história, mas graças a Escola de Medicina Veterinária do Exército que demos o primeiro passo para a valorização dessa área.


Visando retribuir a lealdade, cumplicidade, serviços e amor por seus tutores, os animais (especialmente os domésticos) começaram a ter mais atenção e importância na sociedade, até que a medicina veterinária evoluísse para o que é hoje. Dentre todas as especialidades da medicina e, consequentemente, nas últimas décadas, os diagnósticos veterinários se tornaram grandes aliados da medicina veterinaria proporcionando resultados com mais precisão e consequentemente melhores tratamentos.


Tecnologia e evolução dos diagnósticos

Graças a todas as pesquisas, debates e o avanço da tecnologia, os médicos veterinários conseguiram proporcionar qualidade de vida, ferramentas e maneiras de tratamento efetivo para cada espécie. O desenrolar da ciência, durante os milênios, construiu a civilização que conhecemos. Mas até alguns anos atrás, os animais não tinham, muitas das vezes, tratamentos para suas patologias e, tão pouco, os profissionais da veterinária encontraram métodos mais efetivos.


A tecnologia de diagnósticos em laboratórios humanos também foi usada para benefícios dos animais, possibilitando a disseminação de conhecimento pela internet e criando meios de comunicação entre os tutores, médicos e cientistas. Novas áreas de especializações começaram a surgir, a robótica chegou a um nível tão alto que a troca de informações ajudou nos âmbitos da saúde veterinária.


Diagnóstico por imagem de um gato

Os diagnósticos ficaram mais amplos, efetivos e conclusivos, já que profissionais de diversos setores incentivaram o trabalho em equipe, mesmo que a quilômetros de distância. O contato agora entre os laboratórios e médicos veterinários tornou os diagnósticos veterinários concretos e eficientes, visando a mais rápida resolução de problema que havia na comunicação.


Qual a relação dos Laboratórios e a Evolução de Diagnósticos Veterinários?

Idealizando a expansão dos cuidados e direitos que os animais merecem, os Laboratórios perceberam a necessidade desse segmento e passou a se especializar, investindo em estrutura, tecnologia, conhecimento e segurança. Todos os setores cresceram e, no passar dos anos, os Laboratórios com aparato fizeram com que os diagnósticos de doenças, mutações ou alterações fossem identificados mais rápido.


Através da coleta de material, permitindo que o tratamento desses animais fosse de acordo com as condições! Já que os exames veterinários de um laboratório com qualidade são o que há de melhor em aparelhagem e suporte.

Outro detalhe a pontuar é que tutores responsáveis não enxergam os animais como ferramentas a serem descartadas, pelo contrário, investem o que for preciso para que a saúde de seu amigo seja preservada.


Durante todo o tratamento ou prevenção, o elo de confiança entre doutor veterinário, tutor e laboratório é intensificado, sempre atuando em equipe para que o bem-estar daquele animal fique sendo prioridade.


Equipamentos laboratoriais na evolução dos diagnósticos veterinários

Aparelhagem de ponta é facilitador dos diagnósticos veterinários! Por esse motivo, um laboratório de referência terá toda a estrutura essencial e o portfólio indispensável para auxiliar o médico veterinário.


Analista de laboratório operando um microscópio

Atualmente, especialidades veterinárias estão nos mais diversos setores como:

● Cardiologia veterinária

● Nefrologia veterinária

● Medicina Felina

● Ortopedia veterinária


E não para por aí! Laboratórios especializados e conceituados no mundo Vet disponibiliza uma vasta lista de exames para ajudar em análise como:

● Hemograma Completo, Ureia, Creatinina, ALT e FAL

● Contagem de Plaquetas

● Eritrograma

● Avaliação de Toxicidade

● Painel Neurológico Sorológico

● Androgênicos pós ACTH

● Insuficiência Cardíaca.


Dentre todos os exames existentes em um laboratório de confiança, é indispensável que as solicitações sejam feitas de acordo com o profissional da área em específico.

Assim como as pessoas em um hospital, os pets precisam de encaminhamento para fazerem exames, priorizando sempre as normas de ética. Então, tendo em mente a otimização do tempo, o mais recomendável é que veterinários e laboratórios estejam em constante contato. Uma relação responsável entre Tutor, médico veterinário e o laboratórios contribuem para a evolução dos diagnósticos veterinários.


Quais as vantagens de aderir um programa de parceria para clínicas e veterinários?

Lidar com os diagnósticos veterinários é um desafio, ainda mais entre profissionais Vet que atendem pacientes um tanto quanto exóticos, se é que me entende!

Por esse motivo, encontrar um Laboratório de referência e com toda a estrutura é fundamental. Dessa forma, para que a análise do animal tenha amparo em todos os sentidos, direcionando o foco em resultados precisos, o veterinário deve buscar por suporte.


Agindo com rapidez e sensatez, chegará a uma análise mais rápida!


Como a Alchemypet pode ajudar o médico a alcançar os melhorres resukltados aos seus clientes?

Os laboratórios de referência mais tecnológicos oferecem lotes de testes e exames veterinários complementares para auxiliar na eficácia de sua clínica, quanto a precisão dos diagnósticos veterinários.


A Alchemypet também trabalha com tais tecnologias de alto padrão e certificadas, conhecidas como Mini Check Ups e Painéis, que são combinações de exames para prevenção, auxílio e tratamento com fundamento no diagnóstico laboratorial. Gostaria de saber mais? Fale com um de nossos consultores!



187 visualizações
bottom of page