lozango_roxo_edited.png

Artigos Técnicos Veterinários

Automação em Microbiologia Veterinária

icone_microbiologia.png

O termo traduzido refere-se como Saúde Única, trata-se da integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e adoção de políticas públicas efetivas na prevenção e controle de enfermidades. Conceito concebido pelo Médico Veterinário Calvin W. Schwabe (1927–2006) no livro “Veterinary Medicine and Human Health”.
 

Nossa contribuição para o avanço terapêutico.
 

O teste in vitro de susceptibilidade rotineiramente utiliozado em vários laboratórios é o método de difusão em disco (Kirby-Bauer).O tamanho do halo classifica o antibiótico como suscetível, resistente ou intermediária. Porém a grande limitação deste teste é não informar a concentração exata, ou seja predição farmacodinâmica dos efeitos terapêuticos. A concentração inibitória mínima (MIC) é um método quantitativo que fornece com precisão a concentração de antibiótico necessária para inibir o crescimento de um patógeno.

INTERPRETAÇÃO DO MIC
 

Susceptível (S):

MIC < breakpoint indica que provavelmenteo fármaco será eficaz > 90% das vezes;

 

Intermediário (I):

O fármaco pode ser eficaz em doses mais altas ou se for capaz de concentrar-se no local;

 

Resistente (R):

MIC > breakpoint indica que será improvável que o antibiótico seja capaz de atingir níveis eficazes em doses seguras.

Aplicaçãoclínico-translacional

Geralmente, as concentrações dos antibióticos precisam ser 4 a 5x o valor do MIC para garantir que um antibiótico seja eficaz. No entanto, o MIC nem sempre equivale necessariamente à eficácia clínica in vivo.

Desta forma é importante lembrar:

• O antibiótico não será eficaz se não penetrar nos tecidos afetados (por exemplo, o SNC, os olhos e a próstata são frequentemente difíceis de penetrar);

 

• Os antibióticos com MIC elevados podem ser eficazes se concentrados no local da infecção (por exemplo, tratamento de ITU com gentamicina que se concentra na urina);

 

• Pacientes criticamente enfermos podem ter farmacodinâmica e farmacocinética alterada

lista_farmacos.png