top of page

10 doenças comuns em gatos.

Atualizado: 31 de ago. de 2023


Doutor veterinário examinando a orelha de um filhote de gato.

Infelizmente existentes doenças comuns em gatos!

Ter um gatinho requer cuidados especiais. Além de serem mais silenciosos, quanto a doenças, a pessoa que deseja tornar-se tutor de um deve ter em mente que gatos, assim como outros animais, requerem cuidados. Seja na escolha da ração, ou dos brinquedos de enriquecimento ambiental, não ache que fornecer comida e água é o suficiente, porque não é!


Gato em tratamento, descansando sob o tapete com protetor de pescoço

Os felinos são inteligentes e perspicazes, então, caso não deseja ter problemas, cuide devidamente de suas necessidades. Outro detalhe muito importante é atentar-se ao Linfoma Felino, doença que mais causa problemas na vida de seu amigo! Por isso, veja 10 doenças mais comuns em gatos, inclusive, a considerada pior de todas elas.


1 - Linfoma Felino

A leucemia felina, também chamada de Linfoma Felino é uma das condições clínicas que mais preocupam os tutores e os profissionais da medicina oncológica veterinária, especialistas dessa doença.

Conhecida por ser uma doença viral dos felinos, o Linfoma Felino é um câncer adquirido por troca de fluídos corporais como: urina, saliva e sangue, ou durante a gestação e lactância.

Esse vírus afeta a imunologia dos felinos, tornando mais fácil que esses Pets contraiam infecções e muitas complicações, decorrentes dessa condição.

É conhecida por ser a doença mais grave entre os felinos, justamente por sua maneira de transmissão. Os sintomas mais observados nessa doença são:

  • Perda de apetite, consequentemente, do peso

  • Lesões na pele

  • Problemas gastrointestinais

  • Febre

  • Inflamação dos gânglios linfáticos

Avaliando todos os sintomas, o médico veterinário oncológico solicitará alguns exames laboratoriais para que o diagnóstico seja fechado.


2 – Infecções de ouvido

Assim como as pessoas sofrem com essa condição, nos felinos as infecções de ouvido são ainda piores, mesmo que mais comuns em cães. O que trás muita dor e desconforto para o seu Pet!

Se não tratada da maneira correta, por um médico veterinário, nas situações mais extremas, desencadeará perde auditiva, trazendo sérias consequências para a qualidade de vida do seu gato de estimação.

Muitas das vezes causadas por fungos ou bactérias, as infecções de ouvido só podem ser tradas por meio de intervenção médica. Dependendo da gravidade, o médico solicitará uma análise clínica veterinária da secreção presento no ouvido do bichano.


3 – Conjuntivite

Assim como o Linfoma Felino, a conjuntivite é uma condição mais comuns em gatos do que parece ser! A inflamação da mucosa dos olhos acaba comprometendo o interior das pálpebras e, dependendo dos casos mais sérios, a visão.

Muitas doenças são causadoras da conjuntivite nos gatos, desde alergias a infecções oculares, por esses motivos, os exames laboratoriais são os mais indicados pelos médicos veterinários.

Já que há muitas condições clínicas que podem fazer com que os gatos desenvolvam conjuntivite.


4 – Raiva

Por que os gatos são proíbidos pelos médicos veterinários de irem passear sem a presença de seu responsável? Por serem animais curiosos e com um espírito aventureiro, os felinos gostam de ter suas caminhadas.

Mas isso está fora de cogitação, caso não for acompanhado e na coleira! E o motivo é muito simples, dentre todas as doenças, a raiva é uma das mais prejudiciais aos animais e humanos.

Através da saliva de um animal infectado, a raiva pode ser transmitida entre espécies diferentes, causando várias complicações para a vida de seu Pet e a sua também.


5 – Panleucopenia felina

Popularmente conhecida como cinomose felina, enterite ou gastroenterite infeciosa, a panleucopenia é uma doença mortal, decorrente de um parvo vírus.

Os sintomas que o médico veterinário analisará são: febre, vômito, hipotermia, fraqueza muscular e problemas gastrointestinais.


6 – Imunodeficiência felina

Lembrada como AIDS felina, a imunodeficiência é causada pelo lentivírus, afetando gravemente a vida dos gatos. Mas atenção! Essa é uma condição séria que só afeta aos gatos. Todos os sintomas de imunodeficiência felina remete o vírus HIV, num estado avançado, por essa questão, comumente, é conhecido dessa forma. Os sintomas mais comuns são:

  • Patologias respiratórias

  • Machucados infecciosos na boca

  • Perda de apetite, consequentemente, do peso

  • Doenças fúngicas

Infelizmente, não há tratamento e não existe uma vacina para imunização. Através de análises clínicas veterinárias, o médico chegará a uma conclusão e, só então, entrará com uma medicação para combater os sintomas agressivos.


7 – Peritonite

Doença de cunho infeciosa decorrente do vírus pertencente a mesma família do Corona Vírus! Os sintomas são variáveis de felino para felino, um fato que contribuí é a idade.

Mas os sintomas mais levados pelo médico veterinário são: anorexia, febre, abdômen inchado e o acúmulo de líquido, prejudicando todos os órgãos e o sistema do corpo.


8 – Problemas gastrointestinais

Desde vômitos, diarreias, cólicas abdominais, fraqueza ou falta de apetite são um dos vários sintomas causados por doenças do gastrointestinal. Devido a isso, apenas exames laboratoriais apontarão o motivo correto das disfunções.

Um dos motivos nesse problema está na intoxicação alimentar, se o felino em algum momento comeu algo que não deveria. Mas é possível que possa ser decorrência de uma infecção por fungos, bactérias ou parasitas.


9 – Cistite

Conforme os felinos ficam mais velhos, o sistema urinário começa a apresentar falhas. Então, a cistite é uma infecção bem frequente em felinos considerados vovôs.


10 – Alergias

Problemas de pele, devido ao sol ou até mesmo, alergias são muito mais frequentes em felinos do que você imagina!

Assim como nas pessoas, os gatos estão propensos a desenvolverem as mais variadas alergias, apenas por meio de uma análise clínica veterinária mais aprofundada é possível descobrir.


A Alchemypet e os felinos.


Quadro de anatomia Felina para demonstrar quais exames são indicados para os gatos.

Na Alchemypet, temos um amplo portifólio com mais de 800 exames clínicos. Esses exames são essenciais para os médicos veterinários previnir e tratar essas 10 doenças comuns em gatos, além de outras! Principalmente para o Câncer, bastante presente nos felinos.








Divulgação da AAFP, da qual a Alchemypet segue as diretrizes para exames felinos.

Trabalhamos com a mais alta tecnologia de ponta para esse diagnóstico, o Feline Lymphoma Blood Test (fLBT) possibilita uma análise clínica mais completa e nítida para o médico oncologista veterinário. A alchemypet realiza frequentemente campanhas de prevenção para os nossos queridos felinos.






43 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page