top of page

Exames veterinários preventivos contra o Câncer nos pets.

Atualizado: 14 de set. de 2023

Não há outra maneira de diagnosticar o câncer nos pets do que com exames veterinários preventivos. Não apenas doenças a critério da oncologia veterinária! Para identificar qualquer patologia, o mais indicado é que os seus Pets tenham consultas regulares com o médico veterinário. Outro detalhe importante para o diagnóstico precoce é atentar-se aos sinais que o corpo de seu animal expressa, informando de que não está bem!


Seja na mudança de comportamento ou no surgimento de pequenas manchas, tudo deve ser verificado por quem entende. Diferente das pessoas, os Pets demoram a manifestar os primeiros sintomas, por essa questão os exames veterinários preventivos são indispensáveis.

Cão deitado no tapete com olhar triste

Quais os tipos mais comuns de câncer nos Pets?

Assim como nós seres humanos, o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento contra o câncer! Graças aos avanços da tecnologia veterinária, há muitas maneiras de combater o câncer nos animais. Mas algumas raças de cães estão mais propensas a desenvolver tumores! O Pastor Alemão, Golden, Rottweiler e o Dobermann, por exemplo, são os mais comuns de serem diagnosticados com essa enfermidade nos exames veterinários preventivos.


Só que isso não descarta a possibilidade de outros Pets como os gatos estarem livres dessa patologia. Por esse motivo, o check-ups no veterinário é a melhor escolha para a prevenção de doenças:

  • Carcinoma

  • Mastocitoma

  • Osteosarcoma

  • Linfoma

  • Câncer de mama

  • Leucemia

O médico com especialidade em oncologia veterinária é o responsável por tratar essas questões, principalmente, através das confirmações por meio das Análises Clínicas veterinárias.

Médico veterinário examinando as orelhas de um cão

Quais os cuidados para prevenir e cuidar?

O câncer em cães e gatos pode surgir em qualquer parte do corpo! Por esse motivo, o tutor precisa atentar-se aos sinais mais comuns como:

  • Lesões que não cicatrizam

  • Aumento de nódulos na pele

  • Coceira excessiva sem motivo aparente

  • Perda de peso

  • Hemorragias

  • Dificuldade para respirar, urinar ou defecar

Dentre todos os sintomas, esses são os mais comuns e o tutor do animal deve prestar atenção e, qualquer alteração de personalidade, procurar um médico veterinário que, descartando outras possibilidades, solicitará exames veterinários preventivos!

Como nas pessoas, os nódulos são os principais sinais! Por essa questão, os toques em seus Pets são fundamentais para detectar alguma mudança aparente.


Obviamente, nada substituirá a consulta com um médico profissional da área Vet, mas os exames veterinários preventivos começam em casa com um tutor atento, quanto aos primeiros sinais! O que muitas pessoas não sabem é que a castração de cães e gatos ajuda na prevenção de tumores, além de trazer uma melhor qualidade de vida para os seus melhores amigos.


Qual o tratamento para o Câncer em Pets?

Graças aos equipamentos cada vez mais modernos, os tratamentos estão bem mais eficazes, do que alguns anos atrás. Por isso, há quase que uma infinita grade de medicamentos usados para combater os mais variados diagnósticos de câncer.

Agora em relação à quimioterapia em Pets, os procedimentos e materiais são os mesmos utilizados em pessoas, o que passa ao tutor uma segurança, quanto a efetividade do tratamento.

Post Alchemypet do Outubro rosa sobre neoplasia

Quando falamos sobre tumores sólidos, na maior parte das vezes, o tratamento acontece por meio cirúrgico, mas em alguns casos em específicos, dependerá do profissional especializado em oncologia veterinária para saber se há ou não necessidade.


Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet.

Sendo mais comum do que muitos tutores pensam, o câncer de mama em animais é uma grande preocupação entre os amantes dos bichos. Essa doença é um mal entre as fêmeas de qualquer espécie. Visando a conscientização da sociedade, quanto aos cuidados dos animais, surgiram campanhas de prevenção contra o câncer de mama em Pets.


Outubro Rosa Pet

Pensando em trazer mais visibilidade para a causa animal, quanto aos cuidados, o Outubro Rosa Pet é um mês dedicado para a informação mais efetiva ao câncer de mama que também é o responsável pela morte de muitas fêmeas mamíferas.

Outro detalhe sobre esse tumor é que, por mais que os casos sejam bem raros, os machos podem vir a ter! Só que é mais comum nas fêmeas devido aos hormônios ovarianos. Há agravamentos que fazem com que tenha a chance de 45% das cadelas e 30% das gatas terem neoplasia, o que acarreta no adoecimento da mama. São eles:

  • Hormônios anticoncepcionais;

  • Hormônios Anti-cio

  • Não há castração.

Esses são alguns fatores que contribuem para o aparecimento de tumores! A castração sempre será uma das maiores maneiras de prevenção do câncer em animais.


Novembro Azul Pet

O Novembro Azul Pet tem como principal objetivo a conscientização de tutores sobre doenças relacionadas com a próstata do animal! Passar informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata entre os cães e gatos.

A próstata é uma glândula localizada próxima ao reto de seu pet! O aumento da próstata sobe com estímulo de hormônios andrógenos, principalmente, a testosterona.

É importante saber que doenças como a Hiperplasia são evitadas por meio da castração dos machos. E se não tratada da forma correta, pode evoluir para uma prostatite bacteriana! Então, os exames veterinários preventivos são a melhor maneira de garantir a qualidade de vida, segurança e conforto para os seus Pets!


Como a Alchemy Pet pode ajudar o meu Pet com a prevenção do Câncer e outras doenças?

Infográfico Alchemypet sobre Diagnóstico Integraticp

Nossa equipe multidisciplinar de especialistas em genômica, bioinformática, oncogenética, oncologia, farmacologia e patologia veterinária, atuam sempre de modo conjunto, no sentido de focar seus conhecimentos, de forma integral ao bem maior, os pacientes!




A Alchemypet é o que há de mais moderno nos exames veterinários preventivos! Nosso Laboratório veterinário é o único no país que processa os mais variados tipos de exames, durante 24 horas. Trabalhamos com ética, responsabilidade e segurança em todas as nossas análises clínicas veterinárias, porque entendemos a nossa obrigação para a importância do diagnóstico do médico!


O nosso papel sendo um Laboratório de referência é trabalhar com confiabilidade, segurança, conhecimento e estrutura para que os resultados sejam precisos e o tratamento inicie o mais rápido possível.


22 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page