top of page

Como saber quando o meu Pet precisa de um Check-up veterinário?

Atualizado: 14 de set. de 2023

Assim como para os tutores, uma boa alimentação, exames de rotina e uma vida mais ativa é fundamental para o funcionamento do corpo e da mente, para os nossos amigos peludos não seria diferente. Atualmente, quase a metade das casas brasileiras, há um companheiro para todos os momentos! Desde aves, gatos e cachorros ou os outros animais mais exóticos que, não sendo diferente dos convencionais, precisam também de exames preventivos veterinários.

Médico veterinário segurando um cão e um gato em seus braços para uma foto.

Conforme nossos animais envelhecem, o Check-up veterinário que, antes recomendado anualmente, para animais mais jovens, conforme a idade chega, esse tempo diminui gradativamente. Mas você quer entender os motivos? Continue neste artigo!


Qual a importância das consultas periódicas?

Para a prevenção de qualquer patologia, as consultas em nossos pets mais velhos são de extrema importância! Com base nas informações do tutor, o médico avaliará todos os conceitos importantes, na hora da consulta.


Conforme nossos cães e gatos envelhecem, a cada visita ao profissional veterinário, mais critérios e preocupações são revisados para que os seus pets tenham um bom envelhecimento e sem sofrimento, até que não estejam mais aqui.


O médico veterinário será um dos responsáveis por esse processo, assim como o tutor e o laboratório que fornece todo o suporte de aparelhagem necessário.

Dessa maneira, os pets terão mais tempo com seus tutores, anos repletos de alegria e amor, já que nas consultas e nos exames preventivos veterinários, patologias são prevenidas com o diagnóstico precoce.


Por essa questão, as análises clínicas veterinárias são tão importantes, já que os setores como a oncologia veterinária e ortopedia veterinária e assim como as outras especialidades veterinárias descobrem enfermidades recentes, através dos Check-up veterinário preventivo.


Agora que você compreendeu a importância da tríade entre doutor veterinário, tutor e laboratório de referência, está pronto para entender os outros tópicos a serem abordados por aqui.


Já ouviu falar sobre o termo One Health ou Saúde Única?

Todas as áreas que envolvem a veterinária têm um amplo leque de atuação. A Saúde Única que trabalha de acordo com os três pilares que são eles: Saúde Animal, Saúde Ambiental e Saúde Humana!


Perfil One Health anatomia canina


Perfil One Health anatomia felina

Mas como funciona isso? Bem, o doutor veterinário desempenha um papel fundamental de vigilante ao fazer pesquisas e monitoramentos da população animal daquele setor.

O Check-up veterinário está relacionado com esses três pilares da Saúde Única, pois é através do acompanhamento que o profissional veterinário estará fazendo esse trabalho dividido em 4 segmentos:

Gráfico ilustrativo para vigilância sanitária e epidemiológica

Vigilância Sanitária que é relacionada diretamente com a saúde humana com a fiscalização e inspeção de determinados estabelecimentos que não estão aptos para funcionamento. Essa atuação fica a critério do médico veterinário com especialização em vigilância sanitária.

Vigilância epidemiológica que é relacionada a profissionais que serão os responsáveis por identificar e investigar as enfermidades e suas causas. Então, esse profissional atuará no quesito de controle dos focos de doenças.

A leishmaniose é uma epidemia que pode estar em humanos ou animais. Nesse caso específico, os animais infectados são propensos a nos contaminar, por exemplo, os pombos. E o veterinário epidemiologista avaliará essas doenças em animais, seja de maneira preventiva ou para tratamento.

Vigilância ambiental que fica em encargo do local em si, vendo se é próprio para o consumo, se existe alguma verminose e tudo o que tiver coligação com a saúde e preservação do ambiente.


Saúde do trabalhador que representa a coluna principal do Sistema Único de Saúde. O médico veterinário atuará em NASF, priorizando as condições de saúde dos trabalhadores.

Selo ilustrativo sobre o Perfil One Health Alchemypet

Para você que não sabia, os doutores veterinários trabalham pela saúde e bem-estar animal, indivíduo, ambiental e sociedade. Promover a saúde dos animais é garantir a qualidade de vida para toda uma sociedade! Por essa questão, o Check-up veterinário de animais é indispensável.


Como saber quando o meu Pet precisa de um Check-up veterinário?

Agora que a importância e os conceitos da Saúde Única foram expandidos da forma correta, compreendendo todos os critérios da vida de um animal selvagem, o doutor veterinário tem várias nuances, não apenas na clínica de pequenos.

E mesmo em clínicas de atendimento para cães e gatos, os profissionais dessa área estão direcionados para saúde pública.

Mas de que maneira? No controle de doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos! Por tais motivos, os laboratórios veterinários de referência, assim como os médicos veterinários, estão direcionados para a Saúde Pública.

Os exames preventivos veterinários são essenciais para, não apenas o bem-estar de seu pet, mas na preservação de sua saúde, a de sua família e ao entorno com todos os seus vizinhos.


Médica veterinária e Tutor examinando as orelhas de um cão labrador preto

Nos primeiros sinais de mudança de comportamento, procure por quem entenda! Antes descartar todas as possibilidades, do que causar problemas de saúde pública.

Sintomas bastante recorrentes podem estar relacionados ao ambiente doméstico em que o Pet vive e como é a sua relação com as pessoas. Fique atento!

Para prevenir e prolongar a vida de seus bichinhos, o Check-up veterinário de animais saudáveis deve ocorrer anualmente e, conforme for envelhecendo, com mais frequência.

Como a Alchemypet pode ajudar o Pet e o seu tutor?

Nós, equipe Alchemypet, por meio do Check-up veterinário podemos ajudar o tutor, pet e o médico veterinário com exames preventivos veterinários! Temos um portifólio com mais de 800 tipos de exames.


Trabalhamos com os rigorosos protocolos internos, atentando-se a todos os detalhes que fazem parte das normas da vigilância sanitária, prezando os critérios de qualidade.

Também compreendemos a importância do tempo para questões de saúde pública. Decorrentes dessas ações, a Alchemypet é um laboratório de referência e fornece um suporte de 24 horas por dia.

O grupo Alchemypet é sinônimo de segurança, estrutura e confiabilidade, quanto às análises clínicas veterinárias. Gostaria de saber mais? Fale com um de nossos consultores!

22 visualizações
bottom of page