top of page

Melhores práticas - Clínica Vet e Laboratório Vet

Atualizado: 14 de set. de 2023

Quais as melhores práticas de trabalho entre a Clínica Vet e o laboratório Vet parceiro?

Por mais que o profissional da área veterinária seja um ótimo atuante em sua especialização, se não tiver organização para enviar as coletas da maneira correta para o laboratório de análises clínicas veterinárias, esse veterinário corre o seu risco de comprometer o diagnóstico de seu paciente! E a razão? Bem, assim como uma Clínica Vet segue regras rigorosas para funcionamento, não seria diferente com os laboratórios e sua equipe de colaboradores, extremamente, rigorosos!

Todo material biológico precisa ser armazenado e transportado da maneira correta para que não haja risco de acidentes. Por mais que haja um laboratório de excelência no mercado, ainda sim, os cuidados que o doutor veterinário deve ter são indispensáveis.

Médico veterinário examinando as orelhas de um cãozinho


Por que a Clínica Vet deve ser organizada?

Para evitar contratempos, erros no diagnóstico e perdas de prontuário animal, os funcionários devem manter tudo nos trilhos, conforme as diretrizes que manda o bom-senso. Além de ser uma enorme falta de profissionalismo, por parte da Clínica Vet, contra os tutores e pacientes, corre o risco de dificultar o prazo de entrega do laboratório de análises clínicas veterinárias!

Sabe, o por quê? Então, por seguirem os protocolos impostos pela OMS, além das leis regionais de funcionamento, seguindo os conceitos de Saúde Única, um laboratório precisa garantir a segurança de seus funcionários.

A regra número um de um laboratório de referência é sempre ter nomenclaturas para todas as amostras, materiais e líquidos para manipulação biológica.

O motivo? Evitar acidentes, envolvendo substâncias nocivas para a saúde de todos os especialistas que atuam, diretamente, no laboratório de análises.

Biomédica manipulando amostras em aparelho de diagnóstico veterinário


O que a Clínica Veterinária pode fazer para não dificultar os exames de um Laboratório Vet?

Sempre quando o médico veterinário fizer uma parceria com um laboratório conceituado, íntegro e ético com todas as diretrizes, o responsável pela Clínica Vet será orientado sobre todos os protocolos a serem seguidos. O controle rigoroso de segurança, confiabilidade e estrutura fazem com que o diagnóstico dos exames tenham precisão, fundamentos e discernimento. O médico veterinário, na hora de fazer a coleta, deve ficar atento a alguns detalhes no prontuário, como:

  • Dados do paciente

  • Exame a ser solicitado

  • Suspeitas

  • Informações sobre o Tutor

  • Carimbo do médico responsável pelo diagnóstico

  • Preenchimento correto do formulário de pedido de exame

  • Caligrafia legível

O último detalhe é imprescindível! O laboratório Vet entende, perfeitamente, que acidentes acontecem e os atendimentos diários de uma Clínica Vet são muitos. Mas o laboratório para auxiliá-lo da melhor forma, precisa notificar todos os processamentos feitos num único dia, visando otimização de tempo em conjunto com segurança.

Exemplo de formulário de encaminhamento de exames

Por esse motivo, facilitar a caligrafia é essencial para que não haja erros, porque convenhamos, muitos profissionais da área da saúde não têm uma letra tão legível. É algo raro! Uma sugestão de muitos laboratórios é que os profissionais troquem a escrita manual, pela digitação em computadores, só assinando e carimbando depois. É mais fácil para identificação dos pedidos de exame.

Biomédico manipulando amostras veterinárias


Cuidado com as amostras de exames!

Para cada tipo específico de exame, há uma forma para coletá-lo e armazená-lo da maneira correta. Em laboratórios de referência, sempre terá informações adicionais em seu portifólio sobre a maneira corta de colher cada material biológico. Na dúvida, entre em contato com o seu laboratório de confiança.

O laboratório de análises clínicas veterinárias entende que alguns protocolos são confusos e que os mínimos detalhes entram em conflito, mas agora com a internet ficou mais fácil a comunicação entre clínica e laboratório vet.

Uma simples mensagem pode evitar atraso na entrega dos exames, assim como um diagnóstico errado, que colocaria a vida de seu paciente em perigo.


Cuidado na hora de etiquetar.

Essas dicas para ajudar o trabalho em equipe entre a Clínica Vet e o laboratório veterinário, vista superficialmente, podem ser consideradas bobas, mas para o profissional que acabou de montar o seu consultório, um conselho: os erros sempre estão nos detalhes, aparentemente, sem importância.

Um laboratório de análises clínicas veterinárias atende a muitos conveniados, da melhor forma possível, idealizando a rápida solução de problema!

Mas para que a equipe de funcionários consiga identificar quem é quem, entre espécies e os veterinários responsáveis por aquela amostra biológica, as etiquetas devem estar legíveis, no lugar certo e com todas as especificações. Geralmente, laboratórios de referência utilizam de Kits próprios para com as Clínica Vet que é parceira, justamente para que os profissionais daquele consultório não corram o risco de confundir-se.


Fique esperto quanto ao estoque de suprimentos.

Isso aqui é de matar qualquer laboratório responsável, ético e de referência! Não espere ficar sem para solicitar novos materiais, faça sempre o controle de estoque para o que entra e sai. Por mais que os laboratórios são responsáveis, quanto aos compromissos de prazo, infelizmente, não conseguem ajudar imediatamente a falta de estoque para os suprimentos.

Geralmente, o prazo máximo de atendimento é de cinco dias e, infelizmente, quando se trata da vida de um paciente, todo tempo é fundamental.

Biomédico manipulando tubos de amostras sanguíneas

A conversa é sempre a melhor escolha.

O laboratório de análises clínicas veterinárias de qualidade, prezará sempre pela conversa entre seus especialistas de exames, quanto a Clínica Vet, passando todas os protocolos a serem seguidos. Essa é uma das melhores práticas entre Clínica Vet e Laboratório Vet para uma boa relaçano de trabalho.

Outro detalhe importante, cada laboratório tem a sua política interna de empresa, por essas questões, qualquer dúvida, só entrar em contato que a equipe ficará feliz em ajudar. Tempo é importante para a vida de nossos pacientes.


Como a Alchemypet pode ajudar o seu negócio?

A equipe Alchemypet trabalha com responsabilidade, segurança e confiabilidade, mas para que possamos ter o melhor desempenho em nossas análises, necessitamos da colaboração dos nossos parceiros. Ficaremos felizes em ajudá-lo nos seus negócios, assim como você, prezamos pelo melhor resultado.

Para pedir suprimentos, acesse: https://www.alchemypet.com.br/pedidos-de-suprimentos Para informações sobre coleta e envio de exames, acesse: https://www.alchemypet.com.br/coleta-e-envio-de-exames-veterinarios Para falar com um de nossos consultores, acesse: https://www.alchemypet.com.br/consultores-veterinarios-por-regiao Para saber como etiquetar suas amostras, acesse: https://youtu.be/oNBblsusgKE

Para conhecer nosso portfólio de exames acesse: https://www.alchemypet.com.br/exames-veterinarios-doutores


46 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page