top of page

10 Dicas para quem quer montar uma clínica veterinária.

Atualizado: 14 de set. de 2023

Os nossos Pets merecem o melhor, quanto ao atendimento e rapidez de processamento de exames, já que compreendermos que o tempo é primordial para que o médico veterinário consiga fazer um bom diagnóstico.

Doutora veterinária atendendo um gatinho no seu consultório.

Dentre todas as patologias clínicas que acometem aos animais, há infinitas especializações em medicina veterinária! Devido a essa questão, tudo que envolva tratamento, prevenção e análises clínicas veterinárias é fundamental.

Por esse motivo, tanto para os profissionais da área veterinária que desejam montar a sua clínica veterinária, quanto a tutores que estão em busca de um bom lugar para os seus Pets, separamos algumas sugestões de como montar o seu consultório.


1 - Não faça por dinheiro

Montar uma clínica veterinária pensada apenas no retorno financeiro, dificilmente, vá conseguir fazer com que os tutores, que amam os animais, retornem em um lugar que não preza pelo mais importante, carinho e atenção! O foco de uma clínica veterinária de referência deve estar direcionado sempre para o paciente e num tratamento para que a sua vida seja preservada, ainda mais em animais idosos.


Outro detalhe importante é que os animais entendem quando são amados. Aposto que já ouviu a seguinte frase: “Não confio em pessoas que não gostam de cachorros, mas confio inteiramente num cachorro quando não gosta da pessoa.”

Obviamente, há pessoas que preferem gatos ao invés de cachorros, ou vice-versa, assim como preferem aves ou outros animais. E está tudo bem! Mas uma pessoa que ama os animais jamais viraria as costas para outro.

Infelizmente, tem uma pequena gama de profissionais, na área da Saúde Única, que trabalham apenas por dinheiro. Dificilmente, essas pessoas serão plenas em suas vidas.

Monte sua clínica veterinária pensando no bem-estar dos animais em geral, não apenas no quanto trará de retorno para você.


2 - Busque por conhecimento

A base para aprender algo é não saber de nada! Já com isso em mente, busque a especialização na área da saúde que mais o desperta, então não trabalhará pelo resto da vida. Há tantas especializações para que você possa seguir, por que ficar somente na graduação? Nutrição veterinária, ortopedia veterinária e entre outras, o leque de possibilidades é enorme.


3 - Regularização

Uma clínica veterinária de qualidade sempre estará regularizada de acordo com as leis impostas pelos órgãos públicos. Já vimos por aqui, a importância da Saúde Única.

Seja em atendimentos voltados para consultórios pequenos, ou não! É indispensável para a qualidade de diagnóstico que tudo esteja seguindo os protocolos de segurança, confiabilidade e gestão. Um ambiente bem planejado sempre poderá oferecer para os seus pacientes estabilidade e confiança.


4 - Quem será o público-alvo?

Quando nos referimos sobre o público-alvo de uma clínica veterinária, estamos falando diretamente sobre os animais que estão tendo o suporte de que precisa ali.

Por exemplo, uma pessoa com problema no coração, não procura um dermatologista, mas um cardiologista! E com os Pets não seria nem um pouco diferente. Então, para o médico que deseja especializar-se em animais em específicos ou em áreas mais fechadas, o mais indicado é procurar por pós-graduações como:

  • Oncologia veterinária

  • Nutrição veterinária

  • Dermatologia veterinária

  • Fisioterapia veterinária

Há um horizonte de ótimas atuações, assim como cursos voltados para animais domésticos mais conhecidos como cães e gatos, mas também para os cuidados de bichos silvestres. Se você quer abrir uma clínica veterinária, procure entender da melhor maneira o seu paciente-alvo. Por mais que um veterinário é preparado para todas as situações, há patologias que somente especialistas entenderão perfeitamente.


5 - Tabela de preços

Lidar com valores é algo desafiador! Por esse motivo, não esqueça da importância de, antes de começar a atender, avaliar o mercado padrão de consultas veterinárias, bem como consultar os valores e portfólio de exames nos laboratórios.

Deve fazer isso, porque o mercado dessa área está em constante avanço em pesquisas e tecnologias, ou seja, o investimento inicial será muito alto com material.

A melhor maneira é estudar e compreender os seus gastos.


6 - Quais funcionários serão necessários?

Desde auxiliares, até outros profissionais plantonistas e recepcionistas. Dessa maneira, a sua clínica veterinária não fica sobrecarregada. E todos conseguirão desempenhar suas respectivas funções da melhor forma esperada, no atendimento dos Pets com seus tutores!


7 - Localização

O mais indicado para uma clínica veterinária é que sua localização seja de fácil acesso e em lugares com um maior número de pessoas. Consequentemente, as regiões residenciais próximos aos centros comerciais é o mais recomendado!


8 - Estrutura e equipamentos para montar sua clínica veterinária

Uma clínica veterinária deve passar segurança para os tutores, quanto a estruturas e seus equipamentos utilizados para atendimento. Lugares que não estão em boas condições, dificilmente, serão um lugar que os tutores retornarão em uma outra situação. Obviamente, não precisa ser uma clínica tão grande, mas que tenha o conforto que os pacientes precisam.

9 - Divulgação

A propaganda é a alma no negócio, mas uma clínica veterinária de excelência será divulgada pelos próprios tutores e, para isso, basta fornecer o melhor para seus pacientes, quanto a tratamento. A internet é um meio eficaz para a divulgação de seu espaço, mas a qualidade de serviço é o que mantém a procura.

10 - Parcerias Laboratoriais

Compreender a importância de análises clínicas veterinária é indispensável para a resolução do problema de seu paciente, assim como para a prevenção com consultas periódicas. Por isso, buscar qualidade, ética e comprometimento é fundamental, entre a parceria de uma clínica veterinária e um laboratório de referência como a Alchemypet!

Certificado de Proficiência 2021 da Controllab para a Alchemypet

Como a Alchemypet oferece e trabalha junto às clínicas veterinárias?

Somos um laboratório de apoio que atende clínicas veterinárias, hospitais veterinários e médicos veterinários autônomos.


Por meio de critérios rigorosos, nossa equipe de especialistas capacitados trabalha com confiabilidade, segurança e respeito para com os médicos veterinários prestando informações clínico laboratorial aos parceiros conveniados. Entendemos também a importância de exames laboratoriais reconhecidos e garantidos por grandes parcerias e certificações, que serão referências importantes para você oferecer aos seus futuros clientes, um resultado mais rápido e preciso.


80 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page