top of page

Quais os profissionais que compõem um laboratório veterinário?

Atualizado: 5 de set. de 2023

Dentre o leque de profissionais que compõem uma equipe multidisciplinar séria, de acordo com os fundamentos exigidos pelos órgãos de saúde de cada estado, os setores responsáveis e analíticos por um laboratório de referência são imprescindíveis para o diagnóstico veterinário.


Atualmente, no nosso país, muitos profissionais especialistas com a gama de possibilidades com a criação de um laboratório veterinário direcionaram seus olhares críticos para esse seguimento da saúde, proporcionando estabilidade, conforto e segurança para pets e seus tutores. Outro detalhe é que laboratórios conceituados no mercado VET sempre estarão relacionando segurança em seus laudos patológicos, permitindo que o médico veterinário seja efetivo e íntegro com seus pacientes.


Biomédica identificando um tubo ao lado de um microscópio

Mas você sabe qual é a importância dos profissionais que compõem um laboratório veterinário?

Visando qualidade, a equipe numerosa de um laboratório veterinário preza pelo compromisso com a verdade! Mas o que isso significa? Em suma, ter profissionais que compreendam a importância de sua atuação para àquele setor.

E que, dentro de todas as situações, trabalhe com todos os requerimentos necessários para que o laudo tenha todas as informações de maneira direta, agindo em cima de todas as normas de segurança que a OMS exige e orienta de laboratórios.


Na patologia clínica veterinária, os responsáveis por esse setor realizam exames, sempre pensando nas particularidades de cada animal. Os profissionais devem ser altamente qualificados e capacitados para que consigam fazer as análises clínicas veterinárias de forma correta.


Mesmo que os fundamentos continuem parecidos, ainda sim difere bastante da área humana, o que torna tudo muito mais amplo, principalmente, nas áreas da patologia!

Em laboratório veterinário, muitas espécies de animais são atendidas, de acordo com todas as demandas na área de exóticos e silvestres, mas a maior procura continua ainda sendo de cães e gatos.


Quais as principais diferenças entre as análises clínicas humanas para veterinárias?

As diferenças são muitas! Por mais que o grupo laboratorial trabalhe em cima dos mesmos fundamentos em relação a segurança, confiabilidade e estrutura, há uma grande diferença. Na graduação em biomedicina, por exemplo, os graduandos não entram quase em contato com as enfermidades que acometem aos animais, por essas questões, muitos devem buscar especializações veterinárias.

Médica veterinária ao lado de um Bulldog francês

Para um doutor veterinário fechar o diagnóstico de um animalzinho, ele precisa de outros profissionais competentes e pós-graduados que entendam toda a área de análises para chegar a um resultado, já que há âmbitos como a:

● Hematologia veterinária;

● Nutrição veterinária;

● Oncologia veterinária;

● Ortopedia veterinária.

E para que os pets tenham qualidade de vida, prevenção e efetividade no tratamento, muitos profissionais qualificados fazem parte de um laboratório veterinário! Veja a seguir, a equipe multidisciplinar responsável por isso!


Quais os profissionais que compõem um laboratório veterinário?

Para que o laboratório veterinário funcione corretamente e como o esperado, o tutor leva o animal até a clínica, o profissional veterinário faz a avaliação seguindo todos os requerimentos e solicita os exames com o laboratório.

E assim, se dá início ao procedimento que a equipe multidisciplinar do laboratório veterinário deve seguir. Para o processo de diagnóstico, as análises clínicas fornecidas por um laboratório de referência sempre serão bem detalhadas, descritas e acadêmicas, e isso é o diferencial.

Biomédicos e assistentes trabalhando no laboratório de análises clínicas veterinárias

Mas para que haja destaque e fácil resolução de problema, o laboratório veterinário é composto por especialistas das mais diversas áreas específicas das ciências biológicas como os:

Analista de laboratório é o especialista responsável por fazer a coleta de exames, receber e entregar o material de análise do paciente em questão. Aqui, esse profissional fica encarregado de seguir as orientações de exame do médico veterinário.

Também fica com a tarefa de verificar, calibrar e fazer a manutenção dos equipamentos do laboratório veterinário.

Gerente de Qualidade é o encarregado de orientar os demais profissionais do laboratório, evitando que erros aconteçam durante o processo de exame. Evidentemente, falhas podem vir a influenciar nos resultados.

Por esse motivo, esse profissional acompanha todas as etapas das análises, a fim de que tudo seja conforme o esperado.

Supervisor de operação é quem conferirá todas as operações de um laboratório, garantido que tudo fique nos trilhos, no pronto atendimento!

Agiliza os processos de política interna, permitindo que o médico veterinário solicitante tenha todas as respostas em um curto período de prazo.

Auxiliar de Laboratório dentro do âmbito de análises clínicas veterinárias deve manter o laboratório em ordem como um todo! Desde a organização das ferramentas e utensílios de trabalho, até na limpeza correta do local.

Mas não se resume apenas isso, o profissional desse setor é quem mais desempenha trabalhos em sua função, já que auxilia outros profissionais.


Assessor Científico, em suma, é o encarregado em fornecer um treinamento e dar suporte para o uso daquele teste em específico. Ou seja, esse profissional tem como objetivo identificar a patologia ou vírus em questão.

Fazendo um rastreamento, contribuindo para a padronização e a validação do teste, explicando os princípios da biologia molecular, quais os cuidados necessários para o manuseio do aparelho. Vendas técnicas e especializadas!

Obviamente, a equipe multidisciplinar de um âmbito veterinário não se resume apenas a esses segmentos. Em um laboratório veterinário, todos os profissionais são preparados para atender todas as necessidades.


Se você, tutor ou doutor veterinário, preza por confiabilidade, segurança e estrutura, busque por um lugar íntegro e que atenda a todas as normas impostas pela OMS, evite problemas futuros!


Somos atuantes na área laboratorial em vários institutos de pesquisa do Brasil.

Alchemypet, laboratório veterinário, é formado por especialistas que, durante 24 horas por dia, processam os mais variados exames para preservar a saúde de seu cliente.

Nós entendemos que o tempo, tecnologia e conhecimento são indispensáveis para que o doutor veterinário consiga dar suporte aos seus pacientes.


Prezamos por princípios éticos e morais, visando dar os melhores resultados.

Deixe que nós os ajudemos com as análises clínicas veterinárias. Gostaria de saber mais? Fale com um de nossos consultores!

240 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page