lozango_dourado_edited.png

Porque realizar exames veterinários em um laboratório de referência?

Atualizado: 26 de jul.

Segurança em um laboratório de referência não está apenas nas formas de abordagem! Os exames veterinários são o que possibilita para o veterinário a veracidade de que o diagnóstico de seu animal está correto.


Nas notícias que vemos sobre insegurança, quanto a preservação e bem-estar dos animais, falta capacitação. Então, um bom doutor veterinário deve ter amparo por quem entenda o assunto.

img_laboratorio_referencia_alchemypet

Há muitos critérios que devem ser considerados para que um laboratório de exames veterinários seja considerado um lugar de referência. Pontuações importantes a serem avaliadas por tutores e veterinários.

Segurança

Muito diferente de um laboratório In House, ou pior, aqueles lugares improvisados para exames, que atrapalham a imagem de instituições sérias, que prezam o cuidado na hora das coletas e envios de exames, quanto dos funcionários. Um laboratório de referência trabalha com os mais altos critérios de segurança. Para fugir de erros causados por péssimos laboratórios, o doutor veterinário deve contratar um laboratório que possui exames veterinários das mais variadas espécies para conveniados.

Uma instituição séria e competente dá suporte para uma assessoria científica veterinária, a fim de passar transparência em todos os protocolos padrões, atentando-se aos mínimos detalhes, no momento de pontuar suas informações.


Mas você sabe como é a segurança de um laboratório de referência?

Além de seguir todos os protocolos exigidos pela legislação brasileira, um Laboratório de referência tem outras características que devem ser levadas em consideração como:

● Equipe de especialistas

● Instituição

● Políticas internas

● Conhecimento

● Organização

Dentre todos os protocolos de exames veterinários, há outros detalhes a serem destacados num laboratório. Veja a seguir!

Confiabilidade

Os programas de proficiência de laboratórios rigorosos e íntegros buscam compreender todos os âmbitos em relação aos seus profissionais especializados. Avaliando-os periodicamente, de acordo com suas funções. Tudo relacionado com diagnósticos, desde aparelhagem até as ferramentas utilizadas na hora da coleta de exames veterinários devem manter a excelência, conforme com as exigências dos órgãos públicos. No entanto, um Laboratório de referência só funciona com tecnologia de ponta, aparelhos de última geração, procurando sempre por qualidade e resultado, acima de tudo.


Obviamente, os padrões são mantidos, priorizando os avanços tecnológicos como fundamentais para alcançar um diagnóstico mais certeiro, auxiliando todas as especialidades veterinárias com um feedback mais nítido.


Estrutura

Uma das prioridades de um Laboratório de ponta é a sua infraestrutura, juntamente com todas as necessidades que demandam um atendimento mais humanizado.

Há regulamentos rigorosos quanto à vigilância sanitária, no controle de efetividade de laboratórios direcionados para a veterinária. E regras específicas de diretrizes que laboratórios sérios necessitam seguir à risca com exames veterinários prestados em ambiente laboratorial. Cada qual com a exigência do médico veterinário solicitante.


Outro detalhe interessante a ser avaliado é que em um Laboratório de referência, você terá acesso a Parcerias e Certificações, mostrando o quão preparado e bem estruturado é sua formação interna.


Então, agora que conhece os três pilares indispensáveis de um laboratório com suas atividades voltadas para a veterinária, compreenderá outros fundamentos base que tornam esse local um âmbito profissional respeitável.



Como é o funcionamento de um laboratório?

Um Laboratório de veterinária tem seus três pilares baseados em: segurança, confiabilidade e estrutura. Então, um local que não siga um destes princípios já não pode ser considerado referência.


Quando o assunto é patologia clínica veterinária, no laboratório é imprescindível a presença de profissionais capacitados, já que cada espécie de animais têm as suas particularidades.


Por esses motivos, para um laboratório compreender e fornecer todos os aparatos, suporte com profissionais e infraestrutura, visando as mais variadas especialidades veterinárias é imprescindível para que o exame atenda todas as expectativas de seus clientes.


Quais os principais exames que um laboratório realiza?

Laboratórios conceituados possuem uma ampla variedade de exames veterinários em seu portfólio, pois conseguem entender que animais de estimação não se resumem em cão e gato.


Pensando em suprir o maior número de clientes, tanto de profissionais veterinários quanto de animais silvestres ou domésticos, já que nos últimos anos, o número de tutores com animais exóticos aumentou.


E o melhor suporte para o diagnóstico de doutores veterinários continuam sendo os laboratórios que são, totalmente, diferentes do In House ou aqueles repletos de improvisações duvidosas.


Profissionais sérios estão nos mais diversos setores, como:

● Análises Clínicas veterinárias

● Oncologia veterinária

● Dermatologia veterinária

● Nutrição veterinária

● Hematologia veterinária

● Cardiologia veterinária

● Nefrologia veterinária

● Medicina Felina

● Ortopedia veterinária


Um Laboratório de excelência agirá de acordo com a Norma NBR ISO 8402 da Organização Mundial de Saúde, seguindo os termos que tange a qualidade em aspectos explícitos ou implícitos, a cada área relacionada à saúde. Então, um laboratório especializado em exames veterinários que seguem conceitos de órgãos mundiais sobre excelência em qualidade, supera todas as expectativas quanto ao serviço prestado.


Desconfie de um laboratório veterinário quando:

Essa estrutura não está cadastrada em algum site ou orgão regulamentado. Laboratórios íntegros e distintos sempre farão questão de que seus clientes estejam a parte de suas Parcerias e Certificações. Afinal, essa é uma maneira de transparecer a sua segurança, estrutura e confiabilidade para os outros profissionais veterinários que solicitaram o seu suporte em algum momento.


Jamais confie em um laboratório que não seja transparente, quanto aos seus dados, porque realizar exames veterinários em um laboratório sem referências colocará a vida de seu paciente em risco.


Como a Alchemypet oferece e trabalha com esse serviço?

A Alchemypet pode ajudar na produtividade e otimização de tempo para a equipe veterinária ganhar eficiência nos diagnósticos! Além dos exames específicos, nosso laboratório trabalha com Painéis e Check-ups avaliando parâmetros relevantes em um único lote de testes e disponibiliza os exames veterinários complementares!


Não fique desconfortável, tendo de conversar com o tutor do animal sobre a realização de novos exames.


A gente, equipe Alchemypet, também oferece esses exames complementares, que são, na pratica, combinações de exames para prevenção, auxílio e tratamento com base no diagnóstico laboratorial. Gostaria de saber mais? Fale com um de nossos consultores!

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo