Somos o único Laboratório de apoio Veterinário do país que processa os exames 24h, 7 dias da semana.
Artigos Técnicos Veterinários
Feline Lymphoma Blood Test (fLBT)
Este novo painel é composto de avaliaçãode 4 biomarcadores dos quais 3 são integrados a IA para geração do algoritmo de classificação do OncoScore ™
A diferenciação do linfoma felino digestivo e gastrointestinal da doença inflamatória intestinal continua a ser um desafio na medicina veterinária. Em casos que a ultrassonografia é sugestiva e a biópsia não é uma opção, vias alternativas de diagnóstico são necessárias para auxiliar o direcionamento do tratamento efetivo.
O painel Alchemypet trata-se de uma ferramenta auxiliar, quando usada em conjunto com o ultrassom aumenta o poder de diagnóstico ou de exclusão de linfomas. Desta forma, o desenvolvimento do novo painel Alchemypet Feline GI Lymphoma utilizando o auxilio da inteligência artificial (IA) teve como objetivo aumentar a sensibilidade e especificidade na detecção de linfomas das doenças inflamatórias.
Indicação de uso do Painel Alchemypet Feline GI Lymphoma
A determinação do OncoScore ™ amplia a sensibilidade e especificidade na detecção de linfomas e fornece avaliação sobre o status do trato GI
OncoScore ™
O OncoScore ™ destina-se ao diagnóstico preditivo de neoplasias em felinos. O Painel Alchemypet Feline GI Lymphoma utiliza o OncoScore ™ como um marcador geral e diferencial de câncer. A combinação de marcadores independentes utilizando a Timidina Kinase Tipo 1 e Haptoglobina (Hp) possibilita a unificação em um algoritmo o OncoScore ™ melhorando o desempenho e acurácia das análises.
Timidina Kinase Tipo 1 (TK1)
Trata-se de uma enzima chave na síntese de precursor de DNA. É regulada positivamente durante a fase S do ciclo celular e sua presença nas células é um indicador de proliferação celular ativa.O aumento na atividade da TK-1 ocorreem uma ampla gama de tumores hematológicos e sólidos, incluindo: linfoma, leucemia, mieloma múltiplo, câncer de mama, câncer de próstatae pulmão de pequenas células e melanoma.
Haptoglobina (Hp)
Proteína de fase aguda, cuja concentração e aumentada em processos inflamatórios. A elevação sérica é identificada como um marcador de prognóstico em vários tipos de tumores sólidos, o que está correlacionado com mau prognóstico.
Folato
Atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos e na síntese de purinas e pirimidinas. A deficiência de folato inibe a proliferação celular, perturba o ciclo celular e causa danos genéticos. Como a B12 e o folato são derivados da dieta, quando ocorrem danos ou inflamação no trato gastrointestinal, a absorção é afetada.
Cobalamina (Vitamina B12)
A causa mais comum de redução da absorção da cobalamina é associado a doenças crônicas ou agudas causadas por doenças inflamatórias ou neoplásicas intestinais. A cobalamina exerce vários papéis cruciais entre eles, a síntese de DNA. Quando existe deficiência de B12, a cinética do ciclo celular é prejudicada resultando na ativação da via salvage de TK1, regulando positivamente a expressão da proteína TK1.