top of page

Importância dos exames veterinários pré-operatórios

Atualizado: 14 de set. de 2023


Consultas de rotina são a melhor forma de prevenir o agravamento de doenças como o câncer, por exemplo. Mas quando o check-up do animal não está em dia e o tutor não percebeu os primeiros sinais, talvez esteja na hora de se preparar para uma possível cirurgia. Assim como as pessoas, os animais mostram em atitudes que algo está errado, seja no comportamento ou em outros aspectos, como nas fezes. As consultas de rotina são justamente para o Pet não passar por uma intervenção tão brusca.


Mas, quando não há outras opções de tratamento, os exames veterinários pré-operatórios são os que passarão para o médico veterinário quais riscos que aquela cirurgia pode ter.

Segurança para a cirurgia

Os exames veterinários pré-operatórios são a segurança e garantia de cirurgia segura e sem complicações para o seu Pet. Em decorrência disso, um médico especialista nessa área sempre solicitará essas análises clínicas veterinárias.

Muitos animais precisam de cuidados redobrados, quando já são considerados idosos e ficam doentes! Por essa razão, o check-up na clínica veterinária é tão importante.

Através dos exames veterinários doenças são encontradas, o que ajuda com o tratamento precoce, mas quando não é o caso, um médico responsável e íntegro sempre utilizará de análises pré-operatórias para assegurar a saúde de seu paciente.

Quais os exames veterinários solicitados no pré-operatório?

Infelizmente, ainda há muitos profissionais da área que não solicitam os exames veterinários pré-operatórios, antes de encaminhar o animal para a mesa de cirurgia.

Enquanto há riscos, as análises clínicas veterinárias passam a garantia de quais são e como é a melhor forma para que o médico consiga prosseguir com o animal em questão.

O que acaba sendo um risco, extremamente, desnecessário! Já que o médico veterinário não saberá como está a função renal! E um bom médico precisará levar em consideração que são os órgãos que metabolizam os medicamentos anestésicos.

Em relação aos exames veterinários solicitados pelo médico, tudo dependerá de quais problemas serão resolvidos com a cirurgia. Na maior parte das vezes, os exames mais solicitados são:

  • Hemograma

  • Exame de urina

  • Exame coproparasitológico

  • Análise bioquímica para função renal

  • Exames bioquímicos para função hepática

  • Exames bioquímicos de glicemia de jejum

Outro exame indispensável é o eletrocardiograma! Os animais, diferente das pessoas, demoram a dar os primeiros sinais de que não está bem. Então, após as solicitações para diagnóstico, os exames veterinários são fundamentais para uma boa cirurgia.

Quais as doenças que são identificadas com os exames veterinários?


Dentre a gama de enfermidades que são encontradas, nos animais, graças aos exames veterinários, as mais comuns de acontecer são:

  • Pneumonia

  • Doença do Carrapato;

  • Tumores

  • Problemas renais

  • Alergias

  • Intoxicação

  • Anemias

Todas as doenças que trazem sofrimento aos nossos petes podem ser diagnosticadas por meio dos exames veterinários, já que o médico veterinário, através dos sintomas, solicitará as análises clínicas em específico.

Os exames veterinários pré-operatórios não são, necessariamente, somente para a anestesia, servem para garantir a segurança do animal como um todo, principalmente, durante e depois da cirurgia.

Qual é a importância de ter uma análise clínica veterinária correta?

Assim como as pessoas, muitos animais nascem com alterações ou propensão a certas doenças, o que poderá ocorrer uma sequência de problemas futuros. Caso o Vet não tenha feito os exames veterinários mais importantes no pré-operatório de um filhote, por exemplo. Além do exame físico, os animais precisam de exames laboratoriais! Por essa questão, o médico veterinário deve formar parcerias com Laboratórios de referência em análises clínicas veterinárias.

Para confirmar suspeitas, descartar possibilidades ou prevenir doenças, o profissional veterinário jamais deixará de solicitar por um laboratório conceituado que entenda sobre o assunto!

Quando o médico veterinário deve solicitar exames laboratoriais para o meu Pet?

Os exames veterinários laboratoriais são indispensáveis em todas as consultas de avaliação e prevenção. Um bom médico veterinário não descarta a possibilidade que o animal já esteja com alguma enfermidade.

Por esse motivo, optará por um exame de sangue para ver se há alguma propensão a certas doenças. Outro detalhe é que, muitos tutores não sabem, mas os médicos especialistas na área da veterinária seguem rigorosos protocolos pré-operatórios! Ou seja, cada cirurgia deve acontecer de uma forma. Então, caso o veterinário de seu Pet não tenha solicitado análises clínicas em um laboratório de confiança, não fique na dúvida, questione os motivos! Já que os exames veterinários são a segurança para a vida de seu Pet.

Quais as preparações pré-operatórias?

Protocolos estão relacionados a pacientes, não doenças! O médico veterinário responsável, primeiramente, visa as condições físicas do animal, antes da gravidade da doença. Nos Pets mais idosos, os protocolos devem ser outros, já que são mais frágeis fisicamente e estão mais propensos a complicações durante e depois da cirurgia.

Cada espécie de animal funciona do seu jeito em específico, tornando-o único! O protocolo que o médico especialista em oncologia veterinária seguirá será diferente, de acordo com cada animal.

Por exemplo, há um gato e um cachorro que passarão por uma cirurgia para remover um tumor cerebral, a anestesia será a mesma quantidade para ambos?

É exatamente isso, os protocolos sempre serão diferentes, consequentemente, os exames veterinários solicitados seguirão um padrão, de acordo com a espécie do animal e seus características pessoais, como:

  • Idade

  • Peso

  • Condições físicas

  • Se já fez alguma intervenção cirúrgica

  • Animal bem cuidado ou não

Tudo está relacionado com as características pessoais para o pré-operatório!

Como a Alchemypet pode ajudar o médico veterinário?

Na equipe Alchemypet, nós ficamos com a parte dos exames veterinários laboratoriais! Trabalhamos com rígidos protocolos de segurança em nossas análises clínicas veterinárias. Então, temos um vasto conhecimento sobre patologias, já que a Alchemypet tem um portfólio com mais de 800 tipos de exames.



21 visualizações
bottom of page